FGTS

No sindicato será possível saber se a empresa depositou o FGTS em todos os seus meses de trabalho. Além de também conferir se o depósito do mês da rescisão também foi realizado.

 

INSS

No momento da homologação o sindicato vai conferir se a empresa fez de forma correta o recolhimento do INSS.

 

Perfil Profissiográfico Previdenciário

O preenchimento do PPP é extremamente importante para os trabalhadores da saúde. É nesse documento que todas as funções exercidas por ele são registradas. Na hora da homologação o sindicato vai verificar se todas as funções foram documentadas de foram correta, para que quando o trabalhador for solicitar sua aposentadoria poder comprovar que exerceu funções insalubres.

 

Justa Causa

Foi demitido por justa causa? No sindicato o homologador da rescisão vai conferir se a justa causa foi aplicada de forma correta.

 

Horas-Extra

Na homologação no sindicato será realizada novamente a contagem das horas-extra exercidas pelo trabalhador, assim como o valor pago por eles.

 

Aviso Prévio

O patrão pode escolher ou não pelo cumprimento do aviso prévio. Nos dois casos o sindicato irá garantir que o patrão cumpra a sua parte, sendo indenizado o trabalhador em caso de demissão sem justa causa e sem cumprimento de aviso prévio, ou permitindo o direito de escolha entre duas opções: trabalhar duas horas a menos por dia ou deixar de trabalhar sete dias no final do prazo.

 

Fonte: FETESSESC